André Soares, natural da Ilha do Pico, encara a sua experiência profissional como a sucessão de diferentes fases enriquecedoras para a sua vida. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, estagiou na Biblioteca Pública Municipal, exerceu funções na Biblioteca da Escola Cardeal Costa Nunes e, ainda, passou pela Rent-a-Car Tropical. Todas essas passagens constituíram importantes conhecimentos para o André que, atualmente, trabalha como Auxiliar de Grupo Parlamentar, na Delegação do Pico da Assembleia Legislativa Regional e é sócio-gerente da André António Soares, Lda., a detentora do espaço de restauração que é a Garrafeira da Vila.
Para o André, ser um Empreendedor é sair da zona de conforto, de forma a se criar algo de novo; a se modificar algo que já existia; a se construir uma visão a partir do zero. Acima de tudo, é um risco. “Então, porquê fazê-lo? Porque faz todo o sentido! ”são as palavras do próprio. Encontra na sua família a maior fonte de inspiração possível, bem como os clientes que visitam o seu negócio e que deixam algo de positivo ou construtivo consigo.
O seu maior objetivo de momento é trabalhar sempre para ser melhor de dia para dia naquilo que faz. Acredita no lado romântico do empreendedorismo: naquela esperança que nunca se deve deixar morrer; aquela que nos dá força para continuar e nunca desistir.
Aos jovens aspirantes a empreendedores, o André declara o quão importante é saber que, à partida, nada será fácil: haverão muitas noites sem dormir e o tempo saberá sempre a pouco. No entanto, “se acreditarem mesmo no vosso sucesso e trabalharem para o alcançar, a dificuldade transforma-se numa aprendizagem para a vossa vida; dormir menos passa a ser uma desculpa para podermos estar mais tempo acordados; e o vosso tempo será consumido numa coisa que é vossa e que vocês adoram. E essa é a parte melhor”.