Nuno Braga

“… às vezes certas decisões são complicadas, nem toda a gente vai ficar contente.”

Nasceu em Ponta Delgada onde viveu até aos 19 anos, altura em que foi para os Estados Unidos. Estava-se no ano de 2007. Entrou no país como estudante internacional.


Apesar de ter começado a ‘mexer’ em computadores bem cedo, teve a sorte de ter um quando tinha 10/11 anos, não equacionou, enquanto jovem, que fosse estar envolvido na área das tecnologias nem tão pouco na área de marketing -, as suas áreas profissionais atualmente. Mas, o facto de ter ido residir para a ‘Bay Area’ terá sido instrumental para o seu percurso profissional.

Depois de ter trabalhado em hotéis em Ponta Delgada nas férias de verão e como tutor de matemática enquanto estudante já nos EUA, surge o seu primeiro trabalho na área da tecnologia para a empresa de um colega, a APG Productions, onde começou por criar websites e outros produtos para a Web.

Atualmente trabalha para uma das empresas que maior crescimento teve nos últimos meses e que atualmente está avaliada em 68 mil milhões de dólares com ações em mercado a 244 dólares cada. Quando começou na Zoom a empresa ainda não estava no mercado de valores -, recorda o dia em que a empresa entrou para a NASDAQ (mercado de ações tecnológicas ) como um dos mais memoráveis da sua carreira. Ainda se lembra que nesse dia as ações estavam cotadas a 34 dólares e acabaram por vender acima dos 70. 

Adora trabalhar para uma empresa mundialmente reconhecida, mas reconhece que gerir os projetos da Zoom não é uma tarefa fácil. Todos os projetos passam por ele e cabe-lhe decidir, a curto e longo prazo, quais os prioritários, e “isto não é fácil, todos são ‘urgentes’, às vezes certas decisões são complicadas, nem toda a gente vai ficar contente”, desabafa. 


Como Gerente de Website de Marketing é responsável por qualquer mudança que a equipa de marketing, ou outros departamentos, queiram fazer no website. Para além do trabalho inerente ao cargo de gestor, colabora regularmente na área da analítica devido aos seus conhecimentos, sobretudo com o Google Analytics, desenvolvendo os dashboards (quadro de indicadores) com o desempenho do website, como, por exemplo, o volume de visitas. Um volume que disparou com o início da pandemia do Covid-19 -, chegou “aos biliões” por mês -, ao ponto de o Google Analytics ter sido desligado em algumas páginas. Neste momento, diz-nos, este número estará à volta dos quatro milhões.


Para além da vasta experiência em diferentes áreas de marketing que será uma mais-valia, é na área da analítica que pensa poder fazer um contributo significativo como mentor na CRIAR TEC. Esta é uma área que a seu ver “é muito importante, especialmente para pequenas empresas para verem o que dá e o que não dá”.

Pensa que a experiência vai ser positiva porque “é sempre bom ter uma experiência em variados tipos de projetos, conhecer diferentes tipos de pessoas a trabalhar em diferentes companhias, em áreas diferentes.” Vê o desenvolvimento quer pessoal, quer profissional que resulta deste intercâmbio como o “maior benefício” em colaborar com “um projeto como o vosso.”

Entre o trabalho na Zoom e a mentoria (em breve) na CRIAR TEC, usa os seus tempos livres para tocar guitarra, ir à pesca ou à caça, ou para dar uma escapadela até Tahoe para fazer snowboard