Fábio Nuno Brito Matos, natural da Ilha do Pico, conclui os seus estudos na Ilha de São Miguel, ao formar-se em Gestão de Empresas pela Universidade dos Açores. Desde cedo ligado aos negócios da família, decidiu regressar à origem para os desenvolver, bem como para abraçar novos projetos.
Filipe Miguel Ribeiro Paulo, natural da Ilha do Pico, formou-se em Gestão de Empresas pela Universidade Europeia de Lisboa. Desde o seu regresso às origens desenvolveu um conjunto de projetos nas áreas de consultoria, hotelaria e restauração.
Para ambos, o ato de empreender é uma atitude e não meramente uma profissão. Acima de tudo, trata-se de um processo que passa por procurar novas soluções para os problemas/necessidades que possam surgir. Dado que existem diferentes caminhos rumo a um mesmo resultado, o papel do Empreendedor é, principalmente, comprometer-se com o seu objetivo e assumir o respetivo risco.
“Um empresário não é necessariamente um empreendedor e um empreendedor não tem de ser necessariamente um empresário. É possível empreender por conta de outra entidade. É um conceito-base, uma forma de abordar as coisas que são postas à nossa frente. Devemos, enquanto sociedade, apoiar quem, perante um problema, tenta criar uma solução… Mesmo que fracasse”.
O Fábio e o Filipe consideram que são as teorias económicas que apreenderam ao longo do seu percurso académico que formam as bases do seu pensamento. Neste contexto, citam Peter F. Drucker e a sua visão quanto à gestão: “O planeamento não diz respeito às decisões futuras, mas sim às implicações futuras de decisões presentes”. Para além disso, enfatizam a escassez de recursos que faz parte da nossa realidade e é precisamente essa escassez que os obriga a desenvolver a capacidade de gerir.
Conheça também a empresa de Fábio Matos e Filipe Paulo: TRY ANGLE